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O relógio da parede marca 18h. Os computadores e as luzes do escritório são desligados, enquanto os colaboradores correm para os elevadores e para as saídas do prédio.
Esse cenário de fim de expediente não retrata mais o atual mundo corporativo. Com o avanço da tecnologia e as mudanças promovidas após os anos de 2019 e 2020, muitos profissionais trabalham em suas casas. Assim, surgiu um novo desafio para a gestão de pessoas: como engajar colaboradores remotos.
A principal questão acerca do trabalho remoto é a produtividade. O fato de os colaboradores estarem fora do escritório não significa que eles não são produtivos, que entreguem resultados menos satisfatórios ou que deixem de trabalhar em equipe.
Pensando nesse cenário, há mecanismos e ações que precisam ser empregados para manter os índices de engajamento e de entrega dos colaboradores remotos em uma taxa satisfatória para a organização. Continue a leitura e descubra como manter sua equipe engajada:
Veja também: Apps para medir engajamento dos colaboradores: como escolher?
Trabalho remoto é realidade
Nas décadas passadas, o trabalho remoto era algo raro de se ver nas empresas e não raro era ligado à falta de comprometimento profissional. No entanto, ele está cada vez mais comum e começou a virar tendência à medida em que as pessoas buscavam por maior qualidade de vida.
Um estudo conduzido pela Global Workplace Analytics e por um site de empregos nos Estados Unidos, de 2005 a 2017, apontou que o trabalho remoto cresceu 159% entre a população. Em 2017, 4% da força de trabalho americana já atuava a distância, sendo que, em 2015, esse número era de 2,9%.
Entre 2019 e 2020, período em que as empresas tiveram que se adaptar à realidade digital e, portanto, de home office, os números referentes ao trabalho remoto cresceram exponencialmente. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, 11% da população ativa no mercado de trabalho exerceu suas atividades de maneira remota entre maio e novembro de 2020.
Diante da grande mudança na forma de trabalhar, um dos desafios da gestão de pessoas é descobrir como motivar uma equipe que exerce suas tarefas a distância, mantendo ou superando os níveis de produtividade e colaboração das equipes presenciais da organização.
Por que é importante engajar colaboradores remotos
A força de trabalho humana é o recurso mais valioso de uma companhia, por isso, é muito importante manter os funcionários engajados. Uma equipe motivada e satisfeita reflete em maior produtividade, em um melhor clima organizacional e, consequentemente, reduz o turnover e fortalece a employer branding – fatores que colaboram para o sucesso da empresa.
Quando o assunto são os colaboradores remotos, o desafio é ainda maior. Os gestores e a equipe de RH devem atuar em conjunto para atingir os profissionais a distância. Entre as boas práticas que devem partir dos gestores e do RH estão:
- acompanhamento contínuo das ações de cada time;
- feedback constante e embasado para os colaboradores, tanto positivo quanto a desenvolver;
- divulgação e manutenção mde canal de comunicação, para que esteja sempre aberto;
- acompanhamento dos fluxos de trabalho.
Promovendo tais práticas, as chances de os colaboradores se sentirem desmotivados ou sem um norte são reduzidas. Estar perto das pessoas e abrir caminhos que facilitem o dia a dia no trabalho são as chaves para que o engajamento permaneça alto.
Dicas de como engajar colaboradores remotos
Para manter o engajamento no trabalho remoto, a equipe de RH e os gestores devem se dedicar à aplicação e ao desenvolvimento de estratégias que colaborem para o bem-estar dos colaboradores, tanto no ambiente corporativo quanto em suas vidas pessoais, impactando diretamente na sua produtividade.
Confira a seguir as principais dicas de como engajar colaboradores remotos e alcançar altos níveis de desempenho:
1. Alinhe as expectativas
Antes de contratar um profissional, é importante alinhar quais serão as condições de trabalho e também discutir quais são as suas preferências no ambiente de trabalho, para assegurar que os dois lados estão na mesma página quanto às expectativas para o trabalho remoto.
Embora muitos funcionários apreciem a opção de trabalhar remotamente, outros ainda podem preferir a opção presencial. Portanto, antes da admissão, faça perguntas como:
- Você já trabalhou remotamente? Se sim, como encarou isso?
- Você tem um ambiente propício para trabalhar?
- Qual seria o seu maior desafio trabalhando em casa?
Quando os dois lados deixam explícito como entregam seus melhores resultados, é possível manejar adaptações que atendam tanto o profissional quanto a empresa, deixando todas as partes satisfeitas e alinhadas.
2. Oriente os colaboradores
Assim como o colaborador presencial, o colaborador remoto deve ser orientado durante o onboarding e durante suas atividades cotidianas.
Sem direções objetivas, podem surgir dúvidas que dificultam a fluidez da rotina e afetam o desempenho e, então, as entregas e resultados da empresa.
Em um primeiro momento, é fundamental informar os profissionais sobre questões básicas em relação à jornada de trabalho, aos horários, a quem ele deve se reportar sobre determinados assuntos, às ferramentas que ele deve utilizar e outras questões que façam parte do dia a dia da companhia.
Não se esqueça de deixar um canal específico para que todas as pessoas possam tirar suas dúvidas quando elas surgirem.
3. Invista em tecnologia
Entre as questões que possibilitam o sucesso do trabalho remoto, a tecnologia é uma das mais importantes.
Com as ferramentas adequadas, os colaboradores conseguem desempenhar suas funções da maneira mais adequada e de onde quer que estejam. Além disso, a questão da segurança da informação ganha muita força no modelo de trabalho remoto: como o acesso às informações da empresa – inclusive as sensíveis – é feito de uma rede doméstica, é imprescindível que todos os cuidados sejam tomados para proteger a empresa.
Por isso, investir em tecnologia significa tanto contar com dispositivos adequados quanto montar um time capacitado e engajado.
4. Dê atenção à comunicação
A comunicação, seja entre os colegas de equipe ou entre áreas, é outro pilar fundamental para o trabalho remoto. Mesmo a distância, é de suma importância que as pessoas da empresa estejam cientes dos mesmos acontecimentos e das mesmas ações em curso, de forma que o trabalho de um seja colaborativo com o trabalho do outro.
Assim, além das ferramentas para exercer suas atividades, é importante disponibilizar aos colaboradores meios para que eles possam trocar ideias, informações, serem notificados sobre questões importantes referentes à empresa e até para realizar reuniões online.
Com uma comunicação objetiva e estruturada, as pessoas terão mais visibilidade do que acontece e poderão atuar de modo mais assertivo.
5. Estimule a autogestão
Com os colaboradores trabalhando a distância, é importante estimular a autonomia da equipe.
Ao tomar decisões rotineiras de maneira independente ou realizar procedimentos sem necessariamente consultar os gestores, o colaborador agiliza processos e ainda desenvolve a sua habilidade de liderança.
Para que isso aconteça da forma mais adequada, é preciso que gestores e equipes estejam em constante contato e que as informações sejam compartilhadas. Assim, dá-se autonomia ao colaborador, desafogando os líderes de processos do dia a dia e permitindo que todos sejam mais estratégicos em suas ações.
6. Crie fluxos de trabalho
Assim como a autogestão, ter uma rotina de trabalho alinhada e definida estrategicamente entre os membros da equipe colabora para uma melhor gestão do tempo, permitindo que os resultados sejam alcançados de maneira mais ágil e efetiva.
Para isso, é importante alinhar as responsabilidades de cada colaborador, determinar o fluxo das atividades, prazos de entrega e quais serão as ferramentas e canais utilizados para a comunicação de todos.
7. Incentive a cultura de equipe
Trabalhe para criar uma cultura única com sua equipe remota. Desenvolva valores comuns, maneiras de trabalhar e sistemas de comunicação e reconhecimento para ajudar a manter altos os níveis de engajamento.
É importante não perder de vista o impacto que reconhecimento de um bom trabalho tem – seja ele presencial ou remoto. Lembre-se: o melhor modo de motivar as pessoas, independentemente de onde elas estejam, é reconhecê-las e recompensá-las por suas conquistas.
Outra dica é promover encontros presenciais com a equipe remota, seja no ambiente corporativo ou em confraternizações. A frequência dessas reuniões deve ser decidida em conjunto e de acordo com as possibilidades entre os colaboradores.
Se todos residirem na mesma cidade, elas podem acontecer uma vez por mês. Caso as pessoas estejam em locais diferentes, uma boa alternativa é organizar encontros pelo menos uma vez por ano, de acordo com o budget da empresa para o deslocamento e a hospedagem dos colaboradores.
O trabalho remoto traz muitos benefícios, como qualidade de vida, menos tempo despendido no trânsito e proximidade com a família. Ainda assim, nada como uma conversa cara a cara com aquele colega de trabalho que não vemos há tempos, não é mesmo?
8. Faça conexões pessoais
Tenha sempre em mente que a vida dos funcionários é muito mais que as responsabilidades do trabalho. Faça um esforço para conhecer os membros de sua equipe, seus interesses e hobbies, por exemplo.
Se ambas as partes desejarem, podem interagir fora do ambiente corporativo, seja pessoalmente ou através das redes sociais.
Em geral, no ambiente virtual é possível entender questões pessoais do colaborador que, em um contexto de escritório, ele conversaria tranquilamente com os colegas de trabalho, mas, dado o distanciamento, não tem abertura para fazê-lo, como a despedida de um pet ou quais foram as aventuras das suas últimas férias.
Essas informações, mesmo que em um meeting online, podem ajudar a quebrar o gelo da conversa e conectar pessoas.
9. Ofereça benefícios personalizados
Para quem trabalha presencialmente, há grande preocupação em disponibilizar computadores, cadeiras, mesas e outros materiais para que se construa um ambiente de trabalho adequado. Para o trabalho remoto, isso não pode ser diferente.
Uma ótima alternativa para lidar com essa questão é oferecer um auxílio home office, disponibilizando créditos para a compra de móveis ou para o pagamento de contas básicas que aumentaram com o trabalho remoto, como energia, água, gás ou internet.
Além disso, o foco no bem-estar dos colaboradores é uma das maiores tendências de RH. Certifique-se, então, de que os benefícios oferecidos pela sua empresa também contemplem sua saúde física e mental. Entre eles, podemos destacar a folga de aniversário, auxílio-academia e auxílio-terapia.
Através dos benefícios, também é possível humanizar a relação entre empregado e empregador, abrindo possibilidades para a sua família, como a extensão do plano de saúde para parceiros e dependentes, a ampliação da licença-paternidade e o auxílio-creche.
10. Aplique pesquisas
Ao investir em todas essas estratégias para engajar os colaboradores remotos, não se esqueça de aplicar pesquisas de satisfação para analisar a aprovação e a absorção dessas medidas pelos funcionários.
Permita que eles forneçam feedbacks e, com os dados em mãos, é possível adaptar o que for preciso de acordo com as necessidades dos colaboradores e das empresas, garantindo índices de engajamento que beneficiam ambas as partes.
Agora que você já sabe como engajar colaboradores remotos, confira algumas dicas para melhorar a experiência do funcionário na sua empresa!