• Futuro do trabalho
  • RH

Ciência de dados e gestão de pessoas: entenda a relação

  • avatar Vagas For Business

    Vagas For Business

  • 6 de dez as 16:26
  • 2 min de leitura
Foto de um computador com gráficos

União entre ciência de dados e gestão de pessoas garante resultados melhores

Tópicos desde artigo

Há algum tempo as empresas descobriram que podem utilizar ciência de dados para oferecer experiências melhores aos seus clientes. Os termos Big Data e Analytics tornaram-se obrigatórios para quem não quer parar no tempo e perder o bonde da transformação digital.

Para quem ainda não está familiarizado ciência de dados significa um imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que podem impactar todos os tipos de negócios no dia a dia. A análise desses dados é fundamental para descobrir padrões, correlações e outras informações que podem ser utilizadas para melhorar a tomada de decisão.

De olho nesses avanços, a área de Recursos Humanos percebeu que pode se beneficiar de uma infinidade de dados internos para tomar decisões cada vez melhores em relação à gestão de pessoas, especialmente no que se refere a recrutamento, retenção e desenvolvimento.

Para acompanhar essa novidade, engenheiros, matemáticos e cientistas da computação estão trabalhando em conjunto com profissionais de gestão de pessoas, o que vem gerando uma verdadeira transformação na área de Recursos Humanos. A ideia, de forma geral, é misturar conhecimentos para melhorar os resultados.

Para entender como você pode utilizar ciência de dados na sua empresa confira os tópicos abaixo.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

4 formas de usar ciência de dados para obter melhores resultados

Tomar decisões baseadas em números e fatos

Uma das principais vantagens é poder ver números reais de engajamento e desempenho dos funcionários. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões estratégicas e objetivas sobre promoções, transferências de departamentos, desenvolvimento e planejamento de sucessão. E detalhe: você não precisa ser um expert em análise de dados para utilizar essa novidade. Já existem ferramentas de análise que fazem este trabalho pesado para você.

Ter dados digitais consolidados e disponíveis

É comum ter muitos dados espalhados por pela área de Recursos Humanos em vários formatos e armazenados em vários lugares. Pouco ou quase nada podemos fazer com eles. Por isso, pensando no uso de ciência de dados, vale a pena digitalizar e consolidar as informações em um sistema central para facilitar e gerenciar a análise de pessoas e a geração de relatórios.

Mapear comportamento e conhecer os funcionários

A lógica é a mesma da utilização comercial de dados para conhecer melhor os clientes. Aqui, no entanto, a ideia é utilizar as informações para entender o que motiva seus funcionários, o que aumenta sua produtividade e melhora seu desempenho. Você pode mapear comportamentos e condições que influenciem positiva ou negativamente o desempenho de seus profissionais. Com isso, é possível acompanhar os níveis de engajamentos em tempo real, promover melhorias, desenvolver uma visão preditiva e ganhar vantagem competitiva em relação a outras empresas.

Melhorar a contratação de pessoas

O uso de recrutamento preditivo no processo de seleção ajuda a cruzar e analisar uma série de informações entre as características dos candidatos e as especificações da vaga em questão. Isso ajuda a identificar quem está mais alinhado ao que a empresa está buscando.

Esses são alguns exemplos. A recomendação é que você fique atento a todos esses movimentos para não deixar a sua empresa perder a corrida da transformação analítica para os concorrentes.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do RH e receba nossos conteúdos por e-mail.