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Gestão por competências: o que é, vantagens e como fazer

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    Vagas For Business

  • 20 de set as 11:11
  • 5 min de leitura
Imagem de uma reunião de negócios com quatro pessoas em uma mesa conversando

Auxiliar os colaboradores a atingir sua melhor performance e trazer resultados positivos para o seu negócio são os objetivos da gestão por competências. Veja como implementá-la na sua organização

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Aproveitar as habilidades individuais de seus colaboradores e ser consciente das áreas de crescimento é a essência da gestão por competências, impulsionando assim o progresso contínuo de sua empresa.

Isso mesmo, esse trabalho envolve um olhar cuidadoso dos profissionais de RH, que precisam estar atentos às hard e soft skills desde o processo seletivo até a jornada de desenvolvimento dos colaboradores e entender como trabalhar as características de cada profissional.

Para saber tudo sobre gestão por competências, seus benefícios e como implantar em seu negócio, continue neste artigo!

Veja também: Gestão people centric: as pessoas no centro impulsionam o crescimento do RH

O que são competências? 

São as habilidades que um profissional possui, sejam elas técnicas ou comportamentais. Por exemplo, um desenvolvedor terá a competência técnica de saber desenvolver códigos. Já um líder, em geral, tem a competência comportamental de saber lidar com as pessoas. 

O que é a gestão por competências?

Gestão por competências é a metodologia de RH utilizada para identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos colaboradores, de modo que esse conjunto impulsione a pessoa a atingir seu melhor desempenho na companhia. 

Dessa forma, é importante frisar que a competência engloba desde as entregas técnicas, passando pelas características comportamentais e chegando ao fit cultural com a organização, ou seja, a aderência que o colaborador tem com os valores que regem o negócio. 

Qual é a importância da gestão de competências? 

Se o foco da implantação da gestão por competências é ajudar o colaborador a encontrar as melhores estratégias para direcionar seus pontos fortes a favor de seu desenvolvimento e de suas entregas (e, consequentemente, a favor do negócio), a importância da metodologia se volta muito para as pessoas.

Quando a gestão é adequada, bem-feita e tem o devido acompanhamento, é muito provável que os colaboradores vivenciem positivamente a rotina do trabalho, que se engajem nas entregas e que se tornem verdadeiros promotores de sua marca. 

Por isso, a gestão por competências precisa ser planejada, embasada e conduzida por especialistas no assunto, para que os resultados aconteçam como o previsto. Dessa forma, o colaborador vai se desenvolver tanto individualmente quanto coletivamente, em benefício de seu crescimento profissional e do da empresa.

Quais são as vantagens e benefícios da gestão por competências?

Você já sabe o que é a gestão por competências e qual sua importância. Agora, vamos olhar com mais profundidade para as vantagens que essa metodologia traz para as pessoas colaboradoras e para a empresa.

Colaboradores com mais habilidades

Implantar a metodologia exige o olhar atento às habilidades dos colaboradores. Com isso, você terá um mapeamento atualizado e mais preciso da diversidade de skills presente na empresa.

Ao investir em treinamento e desenvolvimento, os colaboradores ficam cada vez mais habilitados para executar e entregar atividades, conferindo mais agilidade e qualidade nas entregas. 

Desenvolvimento de lideranças

Ferramentas de gestão de competências, como avaliações e análises, são capazes de identificar quem está melhor preparado para assumir funções de liderança.

A partir daí, é possível desenvolver essas pessoas e implementar lideranças que estejam muito alinhadas com os valores e objetivos da organização. 

Além disso, também é uma alternativa fazer programas de reciclagem com as atuais lideranças, caso estejam desalinhadas com os propósitos da empresa, técnica ou comportamentalmente. 

Fortalecimento do employer branding

O fortalecimento da marca empregadora também é um ponto atingido pela metodologia, já que as pessoas que atuam no negócio vivenciam a mudança de mindset dos tomadores de decisão, que passam a investir e dar ainda mais força ao potencial de cada um. 

Se o ambiente e as condições de trabalho são adequadas e dão apoio ao colaborador que se empenha em se aprimorar, isso provavelmente se reflete na força que sua marca tem no mercado como uma empresa comprometida com seu capital humano.

Employee experience de excelência

O employee experience está diretamente relacionado ao employer branding, uma vez que se o colaborador está satisfeito com a conduta da empresa, as chances de ele se tornar um promotor da marca são maiores.

Banner promocional do Kit Completo do Profissional de RH

Dessa forma, promover a boa experiência de quem vive seu negócio também é sinônimo de:

  • redução de turnover;
  • aumento da satisfação com a marca;
  • sensação de pertencimento;
  • fit cultural mais alinhado;
  • redução de custos;
  • diminuição dos pedidos de demissão;
  • redução de faltas e atrasos;
  • aumento da produtividade.

Veja também: Como delegar tarefas e gerenciar liderados 

Quais são os elementos da gestão por competência? 

Organizações de grande, pequeno e médio porte têm o mesmo objetivo: uma força de trabalho competente e de alto desempenho que entregue valor aos seus produtos e serviços. Mas a produtividade das equipes está diretamente conectada à gestão de competências, por isso, é necessário entender quais são os elementos que devem permear a sua política de gestão de competência. São eles: 

  • mapeamento de competências;
  • avaliação de desempenho baseada em competências;
  • desenvolvimento de competências;
  • planejamento de carreira e sucessão. 

Como alinhar a gestão por competências com a estratégia organizacional? 

Chegou a hora de colocar a mão na massa, vamos ao passo a passo de como alinhar à gestão  de competências com a sua estratégia organizacional. Separamos as principais dicas para você implantar esse tipo de gestão em sua empresa e colher bons frutos. Acompanhe!

Monte um grupo de trabalho

O primeiro passo é montar um grupo de trabalho adequado para conduzir a implantação da gestão por competências em sua empresa. Para isso, é preciso entender a cultura da empresa a fundo. O estudo vai proporcionar o conhecimento necessário para fazer os primeiros ajustes na base.

Identifique os objetivos da empresa

Agora que a cultura já está alinhada com a gestão, chega o momento de entender quais são os objetivos que o negócio pretende alcançar. Aqui, mais uma vez, a importância de um grupo de trabalho assertivo é evidenciada.

Para pensar nos objetivos do negócio, tanto no macro quanto no micro, é imprescindível contar com visão e conhecimento de diferentes áreas. Assim, o crescimento da empresa é alinhado com a realidade de diferentes frentes e é mais tangível à realidade do negócio.

Pontue as competências essenciais

De acordo com os objetivos traçados, as competências para alcançá-los devem ser traçadas. Aqui, é o momento de pensar em quais hard e soft skills são necessárias em cada equipe.

Vamos a um exemplo: a meta de seu negócio é crescer em 7% as vendas de um trimestre para outro. Será necessário contar com colaboradores que tenham:

  • visão de mercado para entender quais são as boas oportunidades de negócio;
  • boa desenvoltura na fala, para passar corretamente todos os benefícios do seu produto ou serviço;
  • técnicas de venda aprimoradas para conferir agilidade e eficiência no processo.

Mapeie e alinhe as competências existentes 

É muito provável que colaboradores que já atuam em seu negócio tenham parte das competências necessárias para que os objetivos sejam alcançados ou muito potencial para aprimorá-las. Mas como saber isso?

Você terá de acompanhar os feedbacks da avaliação de desempenho dos colaboradores e identificar as devidas lacunas de competências para o aprimoramento do negócio da sua organização. 

O próximo passo é observar as pessoas e entender como as características de cada uma podem contribuir para que os resultados entregues sejam cada vez mais eficientes, aproveitando as competências já existentes em cada time.

Treine e desenvolva colaboradores

Pensando em otimizar ainda mais os traços fortes de cada colaborador e em trabalhar os pontos que precisam ser desenvolvidos, você e o grupo de trabalho vão entender quais treinamentos são necessários e qual a prioridade.

A depender do cenário, o treinamento pode se voltar para questões técnicas ou comportamentais, além de poder variar o formato e a duração. Aqui, é importante entender o que é prioritário, ou seja, qual treinamento entregará mais valor para que os objetivos sejam conquistados.

Acompanhamento e feedback contínuo

A cada etapa de adesão da gestão por competências, é de suma importância ter o acompanhamento das métricas de sucesso estabelecidas e o devido feedback contínuo com os colaboradores. 

Somente assim, com estudos e dados, é possível ajustar as estratégias e traçar os melhores caminhos para a realidade do seu negócio e dos colaboradores que nele atuam.

Diante do exposto, criar uma gestão por competência é uma das principais maneiras pelas quais você pode se diferenciar de seus concorrentes e ter vantagem competitiva.

Investir nas pessoas do negócio é um movimento que vem ganhando força e é, inclusive, ponto de decisão para o colaborador permanecer na empresa. Na verdade, o investimento e o cuidado devem começar já na fase de recrutamento e seleção de candidatos.

Para engajar as pessoas em seu negócio desde o processo de seleção, aprenda o que é a nutrição de candidatos e como fazê-la efetivamente em sua empresa.

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